quinta-feira, 25 de julho de 2013

Fotografia

                                     Câmeras fotográficas 

Hoje vamos falar das câmeras  fotográficas ! Existem no mercado diferentes tipos de câmera  ,tanto para tirar em casas como as digitais ,ate as semi-profissionais ,como as profissionais .



Câmera digital é tudo igual? Sim? Não? Se sim, por que seus tamanhos, características e preços diferem tanto? Bem, vamos então ao que interessa:


O primeiro ponto está no entendimento quanto a principal diferença entre uma câmera analógica e uma digital. Na Câmera analógica, a luz é incidida sobre um filme fotográfico, que, através de reações químicas intencionais, temos a foto revelada. Já nas câmeras digitais este filme não existe. O que temos é um “sensor”, ou seja, uma peça que capta a luz e, através de processos digitais interpreta esta luz e em tempo quase real, grava o que foi lido na memória de algum dispositivo (a própria câmera ou um cartão de memória). Porém esta questão dos tamanhos dos sensores fica pra um próximo momento...


Este sensor pode mudar de tamanho. E esta mudança interfere diretamente na quantidade de luz captada e consequentemente na qualidade da imagem final. Porém, ele sozinho não define os tipos de câmeras digitais. Para isso temos que levar em consideração outras características, tais como, capacidade, ou não, de intercambiar (trocar) as lentes, capacidade para gravação de arquivos em formato “RAW”, velocidade de gravação de arquivos, quantidade de vezes de zoom, entre outros fatores.

Hoje em dia a fotografia está mais presente do que nunca. Pessoas com um celular podem tirar fotos há qualquer hora e de qualquer lugar. Temos ainda as pequenas máquinas fotográficas que cabem no bolso, máquinas um pouco maiores que tem grande capacidade 
de zoom, outras enormes que trocas as lentes, etc. 

                               Celular

 hoje uma câmera em um celular ou em um smartphone não é mais um diferencial. Já se tornou um item obrigatório. O que os fabricantes fazem é brigar em relação aos recursos disponíveis nos aparelhos. Pois bem, em sua grande maioria, estes celulares apresentam câmera de 2 ou 3 megapixels .Alguns com 5, 8 ou até 12 megapixels.


Nenhum comentário:

Postar um comentário